Os Alunos do Centro de Ensino Graça Aranha deram o maior exemplo de CIDADANIA que o povo de Imperatriz poderia ter. Estes CONSCIENTES ALUNOS, diferente do que o Governo e a Mídia procura fazer todos os dias, provou para a sociedade, que os professores nunca foram os seus INIMIGOS nesse processo de GREVE, mas sim, o GOVERNO ROSEANA SARNEY. Inconformados, Indignados, e com forte sentimento de REVOLTA pelos rumos que a educação tem tido nesses dois meses de greve e de como seus professores estão sendo tratados, deixaram hoje, dia 05 de junho, as salas de aulas da escola GRAÇA ARANHA e buscando novas adesões em outras escolas, fizeram suas manifestações pelas ruas de Imperatriz, colocando que a CULPA É DA ROSEANA SARNEY, (gritos dos alunos) e que não irão aceitar, segundo os estudantes, a troca de seus professores.
Segundo Milton Santos (1997), ser cidadão é ser aquele indivíduo que tem a capacidade de entender o mundo, a sua situação no mundo e de compreender os seus direitos para poder reivindicá-los. Os alunos através de manifestações como a que foi feita no dia de hoje, demonstra claramente sua visão holística de mundo e de sociedade, visão essa, fruto de um duro trabalho de muitos educadores, porém muito ainda precisa ser feito nos laboratórios da sala de aula.
O governo na tentativa de fazer a maior REVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO está implantando a EDUCAÇÃO MODULAR, ou seja, os alunos assistirão em um mesmo dia da semana 5 aulas de português, em outro, 5 aulas de matemática, e assim, sucessivamente com todas as demais disciplinas.
Nesse cenário, o governo intransigente e pouco preocupado da Roseana Sarney, assim como, de 90% da bancada de Deputados Estaduais, provam para a categoria dos Educadores, e para toda a sociedade, que EDUCAÇÃO NUNCA FOI E NUNCA SERÁ PRIORIDADE NESSE ESTADO, ENQUANTO, ELES ESTIVEREM REPRESENTANDO O POVO DO MARANHÃO.
Enquanto, o Brasil discute melhorias na educação brasileira, procurando alcançar melhores índices, o ESTADO DO MARANHÃO, procura fazer com que seus índices permaneçam sendo sempre os piores do país.
É com esse sentimento de INDIGNAÇÃO, mas acima de tudo de CONSCIÊNCIA POLÍTICA, que nós educadores devemos trabalhar nas salas de aulas, buscando esclarecer, procurando todos os dias relembrar o que é o ESTADO DO MARANHÃO EM TERMOS DE REPRESENTAÇÃO POLÍTICA, assim, teremos a oportunidade de um dia provar para os ATUAIS POLÍTICOS E consequentemente os FUTUROS, que a EDUCAÇÃO DEVE SER VISTA SIM COM RESPEITO, o que infelizmente nunca ocorreu neste estado.
Para tanto, os primeiros sinais de que os TEMPOS são outros, estão ocorrendo neste exato momento da História do Maranhão, pois as MANIFESTAÇÕES POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE através da GREVE DE PROFESSORES e ADESÃO DE CENTENAS DE ALUNOS em várias cidades do Maranhão é prova suficiente de que estão ocorrendo mudanças significativas em nossa sociedade, e nesse panorama é necessário que a sociedade acompanhe a contento esses processos de TRANSFORMAÇÃO DE MENTALIDADES.
Profª Rosyjane Paula
O objetivo deste BLOG é abrir um espaço DEMOCRÁTICO e TRANSPARENTE a todos os interessados em discutir POLÍTICA, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO e CULTURA.
Quem sou?
- ROSYJANE PAULA SANCHES
- Imperatriz, Maranhão, Brazil
- Profª de História e Antropologia Cultural. Tenho procurado ser ao longo das experiências vividas uma pessoa humana, política e crítica. Acredito que a EDUCAÇÃO é o caminho para se construir uma sociedade justa, solidária, crítica e reflexiva.
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE
PENSAR PEQUENO É SOFRE DE POUCA IMAGINAÇÃO
2 comentários:
Com os alunos nas ruas protestando contra esse governo vergonhoso, nós temos muito mais força de lutar por uma educação melhor. Parabéns pelo texto. Parabéns aos nossos alunos. Vamos continuar lutando.
Que RIDICULO, ALUNOS FAZENDO PAPEL DE TROUXA SAINDO PRA RUA, PRA APOIAR ESSES PROFESSORES QUE NEM DÃO AULA DIREITO. É TRSITE. TOMARA QUE A ROSEANA DEMITA TODOS OS PROFESSORES PRA COLOCAR PROFESSORES QUE REALMENTE QUEREM DÁ AULA. ESTÃO RECLAMANDO DE PRATO CHEIO. DESCULPA PROFESSORA ;/ MAIS É MINHA OPNIÃO BJS PRA SRA.
Postar um comentário